Salesian Institutions of Higher Education
  • Spanish
  • English
  • Italian
  • Portuguese (Brazil)

alunos do curso de medicina da Unisalesiano participam da vacinação de idosos em araçatuba brasil

 

 

(UniSALESIANO, Araçatuba e Lins) – Um grupo de 160 alunos do Curso de Medicina do UniSALESIANO participou do programa de ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 da Secretaria de Saúde de Araçatuba, na primeira quinzena do mês de abril, em locais de vacinação, como o NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) e Recinto de Exposições “Clibas de Almeida Prado”.

 

Para poder participar das atividades de saúde, os acadêmicos fizeram um curso prático e teórico específico de vacinação, com duração de 12 horas. Nos postos de aplicação das doses, eles vivenciaram todos os procedimentos operacionais, inclusive, aplicaram as doses nas pessoas pertencentes ao público-alvo da campanha.

 

Secretária de Saúde de Araçatuba, Carmem Guariente, destacou que a parceria entre Prefeitura e UniSALESIANO para os procedimentos de vacinação contra a Covid-19 é importante em dois sentidos. O primeiro, segundo ela, é poder propiciar aos estudantes essa proximidade com a atividade de prevenção do SUS (Sistema Único de Saúde) através de orientação, acesso aos procedimentos operacionais, aplicação das doses. “É uma experiência única, haja vista todo contexto que a gente tem envolvido na vacinação da Covid-19. Acho que vai ficar marcada na vida desses estudantes”, frisou.

 

O segundo, disse Carmem, é que a participação dos alunos nesse processo, sob supervisão dos monitores, permite que os profissionais de saúde do município possam desenvolver atividades paralelas e importantes dentro da Atenção Básica. “Esse trabalho não para nunca, é contínuo. É necessário agora fazer orientações de isolamento, focar nas doenças crônicas, acompanhar pacientes suspeitos, além do trabalho de combate à dengue”, lembrou a secretária.

 

Para o Coordenador do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Henrique Poletto, esta atividade representa muito para o Curso de Medicina, um verdadeiro marco histórico.

 

“Os acadêmicos foram inseridos na linha de frente em uma atividade de extrema importância na prevenção e combate da COVID-19”

– Dr. Antônio Henrique Poletto, Coordenador do Curso de Medicina

 

VÁLIDA

A aluna Camila Camargo Rici Antônio, de 32 anos, que estuda o 4º termo, disse que a experiência foi muito válida porque, além do contato positivo que teve com os colaboradores da área da saúde de Araçatuba, pode contribuir, mesmo que, minimamente, no combate da pandemia da Covid-19. “Ajudei no preenchimento das carteiras de vacinação e, sob a supervisão dos colaboradores, apliquei algumas vacinas”, contou.

 

O acadêmico Matheus Peracini Xavier do Nascimento, de 20 anos, do 5º termo, contou que a participação nesse projeto gerou um impacto positivo durante a pandemia, principalmente, pela importância desse momento da vacinação. “Minha participação foi incrível, tanto pela experiência profissional que pude adquirir, quanto pelo orgulho do projeto ter dado certo”, destacou Matheus, que atuou na aplicação das doses, recepção e cadastro do público.

 

Por sua vez, a aluna Ana Flávia de Jesus Alves, 23 anos, também do 5º termo, ressaltou que a primeira coisa que chamou sua atenção foi a forma com que as pessoas foram vacinadas. “Por ser sistema drive-thru, elas não precisaram sair do carro e facilitou bastante, principalmente, para os idosos com dificuldades de locomoção”, comentou.

 

A acadêmica disse ter participado em dois extremos: na recepção dos carros, dando orientação para as pessoas e conferindo as carteirinhas; e realizando a aplicação da vacina. “Foi uma experiência incrível ver nos olhos de cada um que aquela dose significava a esperança de dias melhores. Saber que eu participei desse momento da vida delas, não tem preço”, agradeceu.

 

Pró-Reitor Acadêmico do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, enfatiza que esse tipo de parceria é necessário para ambos os lados, pois traz vivência aos alunos e qualidade para a saúde pública. “Isso faz com que mais pessoas possam ser beneficiadas pelo atendimento da saúde pública”, disse.

 

 

Postado por: Monique Bueno de Oliveira