(Centro Universitário Salesiano UniSales, Vitória) – Chegou ao fim, na manhã desta sexta-feira (23), a IX Conferência IUS América, realizada no Centro Universitário Salesiano (UniSales), em Vitória, no estado brasileiro do Espírito Santo. Desde a terça-feira (20), o evento reuniu mais de 80 representantes, entre gestores, lideranças pastorais e locais das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS).
Dentre os participantes, estiveram presentes os seis inspetores salesianos do Brasil, Natale Vitali (Inspetoria São João Bosco ISJB) e Ricardo Carlos (MSMT – Missão Salesiana de Mato Grosso); da Bolívia, Justiniano Flores; do Chile, Carlos Andrés Lira Airola (Inspetoria “São Gabriel Arcanjo); da Colômbia, John Jairo Gómez (COB – Inspetoria Salesiana da Colômbia-Bogotá); e do Equador, Francisco María Sanchez Carríon (Inspetoria Sagrado Coração de Jesus).
Após o café da manhã, os participantes se direcionaram para o Colégio Salesiano Jardim Camburi, onde se iniciaram os trabalhos da Sétima Sessão da Conferência. A sessão aprovou os planos de trabalho reformulados dos âmbitos e das redes institucionais, bem como as equipes de coordenação dos âmbitos e redes. A atividade seguiu com a assinatura de adesão das instituições ao Programa Comum 6. Também foram apresentados os processos de adesão às redes acadêmicas.
De forma tradicional, foram apresentadas, ao fim da sessão, as instituições que se disponibilizaram para sediar a X Conferência Continental IUS América. Os participantes presentes puderam votar e escolher entre as cidades de São Paulo, no Brasil, e a Cidade do México, no México. Por votação dos presentes, a cidade escolhida foi a cidade brasileira de São Paulo.
O encerramento oficial da IX Conferência se deu com uma missa presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Vitória, D. Dario Campos, O.F.M. O frei e arcebispo lembrou a importância do trabalho realizado pelos salesianos na promoção de uma educação integral essencial para a abordagem aos mais jovens, inclusive os que vêm de condições mais carentes.
Para o Coordenador Geral IUS, Pe. Oscar Lozano, o evento se encerrou como uma avaliação muito positiva.
“O saldo é muito positivo. Em primeiro lugar, pela participação ativa de tantos países e instituições, pelo número representativo de seis inspetores das inspetorias americanas; em segundo lugar pela profundidade dos temas abordados e, sobretudo, pelo caminho que a IUS América vem consolidando em redes e no acompanhamento das comunidades em que estão as IUS, junto aos jovens e às classes populares. Em terceiro e último lugar, uma avaliação positiva por toda a fraternidade, acolhida e a experiência vivida em Vitória, a partir do UniSales, que nos atendeu e acolheu. A todos, um agradecimento de coração”
Em português, como um gesto sutil, o pe. encerrou com um agradecimento breve e carinhoso. “Muito obrigado!”.