(Centro Universitário Salesiano UniSales, Vitória) – O modelo pedagógico do Centro Universitário Salesiano (UniSales) foi uma das experiências apresentadas no terceiro e penúltimo dia da IX Conferência IUS América, que está reunindo mais de 80 representantes, entre gestores, lideranças pastorais e locais das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS) em Vitória, no Espírito Santo.
A experiência prática e a trajetória da implantação do modelo foram compartilhadas na abertura da Quinta Sessão do evento. O responsável pela apresentação foi o pró-reitor acadêmico do UniSales, Alexandre Aranzedo. Na ocasião, Alexandre falou sobre a proposta, os desafios superados e os resultados alcançados na implementação do novo modelo pedagógico da instituição.
Anteriormente, a elaboração e as etapas prévias à implantação do modelo pedagógico foram apresentadas na VIII Conferência IUS América, que aconteceu em 2019, na sede da Universidade Politécnica Salesiana do Equador, em Quito. “Agora foi a oportunidade de apresentar de fato como ocorreu esta implementação, todos os processos, os espaços que temos e como trabalhamos cada segmento da comunidade acadêmica para que esse modelo fosse implementado e os ajustes necessários”, explicou o professor Alexandre.
Ainda segundo ele, a receptividade foi muito positiva.
“Várias pessoas que estão aqui pretendem adotar este modelo ou construir um modelo semelhante. Então, quando a gente consegue apresentar este percurso, nós contribuímos ainda mais para o crescimento da presença salesiana no Ensino Superior. Ficamos muito felizes. Temos pessoas de vários países, de instituições maiores que a nossa. Então, quando essas pessoas olham para o que fazemos com admiração, nos deixa muito orgulhosos por todos os colaboradores, já que este, é o resultado de um trabalho de todos eles”
Em ocasião da visita dos participantes da conferência ao UniSales, o inspetor da Inspetoria São João Bosco (ISJB), mantenedora do Centro Universitário, Pe. Natale Vitali Forti, destacou que a oportunidade de apresentação da experiência permite um aprendizado mútuo entre as instituições envolvidas.
“A UniSales, que está aqui em Vitória, é parte de uma rede maior que é a IUS Continental América e a IUS do Mundo. Esse é um aprendizado também nosso para as outras universidades, mas também uma ajuda para que outras IUS conheçam a realidade e possam enriquecer e ampliar os horizontes das outras IUS”, Pe. Natale.