Salesian Institutions of Higher Education
  • Spanish
  • English
  • Italian
  • Portuguese (Brazil)
Uma noite histórica e emocionante foi vivida, registrada e presenciada por centenas de pessoas de Araçatuba e região que participaram da Missa em Ação de Graças à visita do Reitor-Mor dos Salesianos, o Cardeal Ángel Fernández Artime.

Uma noite histórica e emocionante foi vivida, registrada e presenciada por centenas de pessoas de Araçatuba e região que participaram da Missa em Ação de Graças à visita do Reitor-Mor dos Salesianos, o Cardeal Ángel Fernández Artime.

 

(UniSALESIANO, Araçatuba) – Uma noite histórica e emocionante foi vivida, registrada e presenciada por centenas de pessoas de Araçatuba e região que participaram da Missa em Ação de Graças à visita do Reitor-Mor dos Salesianos, o Cardeal Ángel Fernández Artime.

 

A celebração foi realizada na noite de 6 de março, na Igreja Universitária do UniSALESIANO, em comemoração aos 75 anos da presença salesiana em Araçatuba. Estiverem presentes no evento prefeitos, primeiras-damas, presidentes de câmaras, vereadores, demais autoridades civis e militares de Araçatuba e região, bem como os membros da Reitoria do UniSALESIANO, da comunidade acadêmica e da sociedade.

 

No altar, o Cardeal Ángel esteve acompanhado pelos bispos das dioceses de Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy, de Lins, Dom Francisco Carlos da Silva, de Assis, Dom Argemiro Azevedo, de Assis, e Dom Tarcísio Scaramussa, de Santos, além de demais padres salesianos.

 

Durante a homilia, o Reitor-Mor disse ter vivido horas de grande fraternidade em Araçatuba e sentido o espírito de Deus em todas as partes. “Esta comunidade impressiona, somente encontrei comunidades assim, na África. Saúdo vocês com todo meu coração e simpatia e digo que os méritos não são das pessoas, pois estamos aqui para servir, para ajudar. Hoje, escutei coisas muito bonitas e agradeço, sobretudo, em memória dos meus irmãos, tudo que fizeram pelas pessoas”, comentou.

 

O 10º Sucessor de Dom Bosco ainda compartilhou com os presentes uma mensagem que leva em seu coração. “Vou ser muito sincero. Quando eu penso em minha vida, quando o Santo Padre (Papa Francisco) pensou que eu podia ajudar um pouco, tenho a dizer a vocês, a minha oração de todos os dias é: Senhor, o que tu queres que eu faça? Quero dizer, temos que deixar Deus ser Deus nas nossas vidas. Deus tem que tocar o coração e a vida de cada um de nós”, aconselhou, ao acreditar profundamente no valor da oração que é feita uns para os outros.

 

OFICIAL

No decorrer da celebração, Pe. Ángel recebeu o Título de Hóspede Oficial do Município de Araçatuba, conforme o Decreto 23.261, de 5 de março de 2024, e que foi entregue pelo Prefeito, Dilador Borges, e pela primeira-dama, Deomerce Damasceno.

 

“Trata-se de um momento histórico e de grande importância para nossa cidade. A presença do cardeal é um privilégio, simboliza a dedicação incansável dos salesianos, a educação, a formação moral e apoio a nossos jovens, que são o futuro da nossa nação”, disse o prefeito.

 

Também recebeu o Título de Cidadão Araçatubense, aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara de Araçatuba, através do decreto legislativo n. 1, de 19 de fevereiro de 2024. O autor da homenagem, vereador Jaime José da Silva, entregou o título e agradeceu a oportunidade de estar presente no evento. “Entendo que a fé e a religiosidade é que sensibilizam a alma e o conhecimento. Através dos estudos, possibilitam conhecermos melhor o outro e, assim, respeitando uns aos outros, poderemos viver em paz”, frisou.

 

Na oportunidade, o Cardeal deu a benção ao vitral da Igreja Universitária “Nossa Senhora Auxiliadora” e à placa comemorativa em alusão a sua visita ilustre.

 

Palavras de afeto e gratidão também foram direcionadas ao Reitor-Mor pelo Diretor da Presença Salesiana em Araçatuba, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, e pelo Bispo da Diocese de Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy.

 

Ao final, Pe. Ángel entregou como lembrança a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora a representantes das entidades que estiveram presentes no evento.

 

 

 

 

Postado por: Monique Bueno de Oliveira