(UniSALESIANO, Araçatuba) – Com o objetivo de promover a leitura e a troca de ideias entre os acadêmicos, a Coordenadora do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO, Rossana Abud Cabrera Rosa, lançou o projeto BIOreaders. A primeira edição, realizada neste semestre, buscou incentivar o hábito de leitura através da oferta de livros de literatura geral, sem relação direta com a Biomedicina.
“O funcionamento do BIOreaders é simples e envolvente. A cada semestre, três títulos de livros são selecionados e oferecidos aos acadêmicos e professores de Biomedicina, com adesão voluntária”, explicou Rossana.
Ao final do semestre, é promovido um sarau literário, onde os leitores se reúnem em rodas de debates para discutir os livros lidos. “O evento de encerramento reúne todos os participantes em um coquetel, proporcionando um ambiente descontraído para a troca de ideias e experiências”, disse.
SELEÇÃO
Neste semestre, os livros selecionados foram “O Monge e o Executivo” de James C. Hunter, “Borboletas da Alma”, de Dráuzio Varella, e “Ágape”, de Pe. Marcelo Rossi. O projeto contou com a participação de 53 alunos, que leram um total de 59 livros, alguns deles lendo mais de um título. Professoras do curso também se engajaram na iniciativa: Carolina Vicentini Verdi, Bruna Polacchine da Silva e Bianca Elvira Belardi.
O sarau aconteceu no dia 7 de junho, com um encontro dos participantes para debate do conteúdo dos livros. O evento foi finalizado com um coquetel, onde todos os participantes puderam compartilhar suas experiências de leitura em um ambiente de confraternização.
A acadêmica do 3º termo, Louise Elias de Carvalho, disse que, logo que a Coordenadora Rossana apresentou a proposta em sala, ficou animada em participar. “Pesquisei os livros e me interessei pelos três. Embora tenha planejado ler um livro por mês, acabei lendo os três, simultaneamente, conforme minha vontade”, explicou.
Louise destacou sua surpresa com “Ágape”, pois imaginou que, por se tratar de um livro com cunho religioso, seria um conteúdo formal. “Pelo contrário, foi o livro mais fácil e prazeroso de ler,” comentou, ao ressaltar que apreciou também a obra “Borboletas da Alma” devido ao enfoque científico do autor, o que alinhou com seu interesse pela ciência.
“Já ‘O Monge e o Executivo’, apesar de ser categorizado como autoajuda, é um livro completo, que aborda não só liderança, mas também relações, respeito e amor”, completou a acadêmica.
Para Rossana, o sucesso do BIOreaders indica que será um projeto duradouro dentro do curso. “A leitura é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento pessoal e profissional. Queremos que nossos alunos tenham acesso a diversas perspectivas e aprendam a valorizar a troca de ideias,” concluiu.
Postado por: Monique Bueno de Oliveira