Salesian Institutions of Higher Education
  • Spanish
  • English
  • Italian
  • Portuguese (Brazil)
Universidade Católica Dom Bosco UCDB está no Top 10 de universidades inovadoras da América Latina
Universidade Católica Dom Bosco UCDB está no Top 10 de universidades inovadoras da América Latina

 

 

(Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande) – A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS), está no top 10 de universidades inovadoras da América Latina, conforme aponta o indicador internacional SCimago Institutions Rankings 2022. A instituição aparece na nona posição, juntamente com gigantes da educação brasileira, como a Universidade de São Paulo-USP (1º lugar), Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (5º) e Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (7º), além de instituições da Argentina, Cuba e Chile. O indicador inovação é calculado com base no número de pedidos de patentes da instituição e nas citações que sua produção de pesquisa recebe. 

 

Se levarmos em conta apenas as universidades brasileiras, o resultado da inovação da Católica é ainda mais expressivo, listando em 6º lugar, ficando atrás apenas da USP (1º), Universidade Guarulhos (2º), Universidade Feevale (3º), Unicamp (4º) e UFMG (5º). “Esse resultado reforça todo o trabalho e dedicação empregado na educação superior salesiana desde a graduação, a extensão, a pastoral e a pesquisa. É importante frisar que esses índices divulgados levam em conta o tamanho de cada instituição científica e o número de pesquisadores para assim avaliar cada item. Então, isso significa que a UCDB tem conseguido crescer mesmo tendo percentuais menores de financiamentos públicos que outras instituições nacionalmente reconhecidas no País”, destaca o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho.

 

Analisando o cenário das instituições de ensino superior da América Latina, o SCimago Institutions coloca a Católica em 101º no ranking ‘pesquisa’, levando em conta o volume, impacto e qualidade da produção de pesquisa da UCDB. Já no ranking social lista em 50º, atribuídos ao número de páginas do site da instituição e o número de backlinks e menções nas redes sociais. Somente no Brasil são mais de 2.600 instituições de ensino superior.

 

Além da excelência dos pesquisadores valorizados na Instituição, a atuação da Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova), que está presente na Católica há sete anos, tem um papel fundamental nesse resultado, pois viabiliza o pedido de registro de patentes, programas de computador e proteção intelectual de ativos institucionais, tangíveis e intangíveis.

 

“Nosso papel é de sensibilização, orientação e até mesmo convencimento, uma vez que a pesquisa básica e aplicada em nossa instituição já é muito bem reconhecida. O apoio processual visa sempre indicar o melhor aproveitamento do trabalho científico desenvolvido que, na nossa visão, pode  se tornar e não ser tornar um novo produto, processo ou serviço. Essa relação está se mostrando efetiva, com os reconhecimentos e destaques obtidos pela nossa Universidade”
– Vinícius Lugo Samudio, coordenador administrativo da S-Inova UCDB .

 

72º mundial

Ainda na análise geral dos indicadores do SCimago Institutions Rankings, a UCDB aparece em 72º entre todas as instituições do Brasil, utilizando-se três conjuntos diferentes de métricas. São quatro Quartis, ou seja a UCDB está no topo com Q1, um reconhecimento para uma Universidade que prima pelo ensino, pesquisa, extensão e pastoral.

 

“São mais de 2.600 instituições de ensino superior no Brasil e ficar nesta posição é definitivamente uma conquista dificílima e que resulta de muitas décadas de trabalho sério, valorizando o tripé pesquisa, ensino e extensão”, analisa o professor e pesquisador, Dr. Hemerson Pistori.

 

Dois professores da Católica também integram como pesquisadores no indicador Research.com. O professor Dr. Octavio L. Franco, coordenador do programa de pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi listado na Research.com em terceiro lugar no Brasil na área de microbiologia, sendo 11.986 citações e 342 publicações. No ranking mundial está na 975 colocação.

 

Franco lida principalmente com Peptídeos Antimicrobianos, Antimicrobianos, Bioquímica, Antibióticos e Microbiologia. Sua pesquisa de peptídeos antimicrobianos integra questões do sistema imunológico inato, biologia computacional e doenças humanas. Octavio L. Franco combina assuntos como morbidade humana, bioinformática, resultado de tratamento, biotecnologia e drogas peptídicas com seu estudo de antimicrobianos.

 

Já o professor Dr. Heitor Miraglia Herrera, professor da pós-graduação em Biotecnologia e em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB também foi listado pelo indicador Research.com. Ele está em 50º colocação na área de ciência animal e veterinária, com 1.908 citações e 120 publicações. No mundo está em 1.244º lugar.

 

Medicina da Conservação e Saúde Única são suas principais áreas de estudo. Seu grupo de pesquisa no CNPq – Interface entre a Saúde Animal, Ambiental e Humana (www.insanahuna.com) combina tópicos em áreas como biologia, ecologia, parasitismo e saúde.

 

Postado por: Silvia Tada