Salesian Institutions of Higher Education
  • Spanish
  • English
  • Italian
  • Portuguese (Brazil)
O ex-aluno do UniSALESIANO, Guilherme Augusto de Moura Chaves, de 28 anos, é um exemplo de determinação e sucesso na carreira de engenharia. Formado em Engenharia Mecatrônica, em 2020, Guilherme iniciou sua trajetória profissional ainda durante o curso, quando, buscando experiência na área, candidatou-se a um estágio no Projeto Robótica, uma iniciativa do UniSALESIANO em parceria com a Prefeitura de Araçatuba.

O ex-aluno do UniSALESIANO, Guilherme Augusto de Moura Chaves, de 28 anos, é um exemplo de determinação e sucesso na carreira de engenharia. Formado em Engenharia Mecatrônica, em 2020, Guilherme iniciou sua trajetória profissional ainda durante o curso, quando, buscando experiência na área, candidatou-se a um estágio no Projeto Robótica, uma iniciativa do UniSALESIANO em parceria com a Prefeitura de Araçatuba.

 

(UniSALESIANO, Araçatuba) – O ex-aluno do UniSALESIANOGuilherme Augusto de Moura Chaves, de 28 anos, é um exemplo de determinação e sucesso na carreira de engenharia. Formado em Engenharia Mecatrônica, em 2020, Guilherme iniciou sua trajetória profissional ainda durante o curso, quando, buscando experiência na área, candidatou-se a um estágio no Projeto Robótica, uma iniciativa do UniSALESIANO em parceria com a Prefeitura de Araçatuba.

 

“Conheci o Projeto Robótica através do professor Edval e trabalhei por dois anos como instrutor de robótica, ensinando princípios básicos de matemática e física para crianças do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. Foi uma experiência muito enriquecedora, tanto tecnicamente quanto nas habilidades necessárias para ensinar crianças. Um grande desafio”, relembrou.

 

Essa vivência, aliada à sua dedicação aos estudos e à busca constante por conhecimento, o levou a uma série de oportunidades profissionais valiosas. Ainda antes de se formar, Guilherme começou a estagiar em uma multinacional do setor de papel e celulose, onde adquiriu conhecimentos fundamentais em gerenciamento de projetos, gestão de equipes e planejamento de máquinas.

 

“Quando me formei, já estava trabalhando no setor de engenharia de manutenção dessa multinacional, mas meu grande objetivo sempre foi atuar na área de sistemas embarcados”, explicou. Com esse foco, ele estabeleceu duas metas claras: ingressar profissionalmente na área desejada e aprender uma terceira língua para complementar seu inglês.

 

ALEMÃO

Logo após a formatura, Guilherme alcançou seu primeiro objetivo ao ser contratado por uma empresa líder em sistemas embarcados voltados para o setor agrícola, localizada em Araçatuba. Ao mesmo tempo, iniciou o aprendizado de alemão, já vislumbrando futuras oportunidades internacionais.

 

Seu esforço foi recompensado em 2022, quando recebeu uma proposta para atuar como engenheiro de sistemas embarcados na Alemanha, trabalhando com algumas das maiores empresas do setor automotivo e de peças do mundo, como Bosch e Vector. “Aqui na Alemanha, tenho a oportunidade de trabalhar no que há de mais moderno no mercado de sistemas embarcados, tanto nas técnicas de desenvolvimento e programação, quanto em estratégias de integração e teste de sistemas que garantem a qualidade dos produtos”, comentou.

 

Entre os projetos de destaque em sua carreira internacional, Guilherme participou do desenvolvimento da Bosch E-Bike, bicicleta elétrica líder de mercado, e do Microsar-Adaptive da Vector, uma plataforma de integração utilizada por diferentes fabricantes de peças para uniformizar suas entregas de software no mercado automotivo.

 

LIDERANÇA

Guilherme acredita que seu sucesso é resultado de uma combinação de oportunidades, como as proporcionadas pelo UniSALESIANO, e de uma busca incessante por conhecimento e autodesenvolvimento. “A experiência como estagiário no Projeto Robótica foi o primeiro grande passo e, desde então, tenho buscado aprender cada vez mais e me especializar naquilo que amo fazer”, disse, ao agradecer, de forma especial, os professores Edval Rodrigues e Odilon Caldeira Filho, e o Coordenador dos Cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica, Prof. Nelson Hitoshi Takiy. “A verdadeira liderança deles me ajudou a chegar onde estou.”

 

Por sua vez, Nelson ressaltou que o caminho trilhado por Guilherme reflete a importância da educação prática, da dedicação pessoal e das oportunidades oferecidas por instituições como o UniSALESIANO, que prepara seus alunos para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho globalizado e em constante evolução.

 

 

Postado por: Monique Bueno de Oliveira